Essa gente virada

Essa gente exigente
Gente cheia de direito
Do paladar refinado
E dos intistinos presos

Não vim dizer que sou melhor que eles

Só me pergunto que tipo de gente é essa
Porque sei que foi por eles que trocaram
O “bom dia”, “boa tarde” e o “como vai?” que é de costume
Pelo “clube de vantagens?”.

Essa gente é um bocado de gente,
Suponho que seja

Eu não sou um deles

Tenho comigo essa impressão
Que há algum recado bem dado no ar
Que o mundo é um lugar virado
E viverá pra contar e ver
Quem com ele se virar

Essa gente virada,
Eu não virei com eles

São tempos estranhos, de parca ou cega fé
A máquina moeu um tanto mais do que havia para repor de ilusão
Os que entre nós são leves
O são porque inalam o pó desse resíduo
Drogam-se de filmes, livros, discos e seriados;
Menes, tumblrs, tuítes e likes;
A overdose é a homeostase do plano binário

Essa gente ausente da matéria,
Eu tenho pensado se fujo num bote
Ou se afundo na barca e naufrago com eles

Salvos seremos em nossas poltronas
Sãos e salvos? Eis o recado bem dado
Que é cada um por si
E um punhado mirrado por todos

Eis o recado bem dado:
Que a vida é uma só
E que a largada foi dada
Quem não corre come a sobra
E do contrário, morre o urso, amorna a sopa
Morre também a cachinhos dourados.

Essa gente disposta a correr,
Pista de Barros, Caymmi e Quintana
E uma ode à preguiça por eles.

Não me entenda errado, camarada
Essa gente, que certamente não é melhor,
Também não é pior que a gente.

Cá pra nós, eu queria poder
Ter como, meios e forma,
De dizer que a lei do cão
É a regra do mundo virado da exceção

E que até o pobre do Gérson passou meia vida pra desmentir seu postulado:
Que a vida é uma e que, por isso, se aproveite.
Mas que a tolice é uma outra, enorme de gorda, que nem tem onde encostar, que dirá lugar que se deite!

Gente que não tem zelo
É qualquer coisa
Espelho opaco da vida
Grave ovni em desajuste e desmantelo
O banal que hoje transita com o aval do comum
Repelido será com vigor do núcleo imantado desse mesmo mundo
No dia da graça em que for desvirado.

Deixe um comentário

